O Twitter pode ajudar o seu negócio, de que forma?
Milhões de pessoas entram por dia nesta nova onda da internet. É um fenómeno quase invisível, mas que já tem adeptos em todas as áreas.
Sem uma estratégia delineada é algo que não traz valor acrescentado ao seu negócio. Compartilhe o lado humano do seu negócio com o Twitter. Pode ajudá-lo, em muito no atendimento ao Cliente. Tenha atenção, porque passa a expor a sua empresa para mais críticas e reclamações. No entanto, vai permitir que interaja, ouça e aprenda com eles.
Aqui está um vídeo que penso dar algumas boas informações básicas sobre a utilização do Twitter para o negócio.
Algumas dicas que o podem ajudar em…
Defina um objectivo
Quais são seus objectivos no Twitter? Falar com pessoas influentes na sua área? Ou comunicar sobre o lançamento de produtos. Isso tudo vai definir as pessoas que devem fazer parte de sua rede. Mais importante: deve criar um personagem que vai representar sua empresa no mundo virtual. Tentar ser várias coisas ao mesmo tempo pode passar uma imagem falsa.
Siga as pessoas certas
Para usar o Twitter efectivamente, é preciso ouvir mais do que falar. Por isso é importante procurar pessoas que falem sobre a sua empresa ou sobre o mercado em que ela está inserida. Também é importante acompanhar as conversas, antes de começar a dar opiniões.
Seguir clientes, fornecedores, colegas e pessoas reconhecidas na sua área não mostra apenas que você está disposto a ouvir – também é um sinal de vale a pena seguir sua identidade no Twitter. Além disso, é possível trocar mensagens directamente com as pessoas envolvidas, o que ajuda a expandir o seu relacionamento e o da empresa.
Seja interessante
Além de ouvir seus clientes e parceiros, é preciso usar a ferramenta para enviar mensagens que sejam interessantes, sejam elas notícias sobre sua empresa, dicas sobre como usar seus produtos e até mesmo uma informação divertida. Os utilizadores do serviço são muito sensíveis a tentativas de manipulação e mensagens parecidas com publicidade são apagadas rapidamente. Mostrar interesse nas actividades dos utilizadores também é uma forma de ser relevante dentro da rede social.
Não fique dentro do Twitter
Uma das coisas que torna a rede social relevante é a possibilidade de interacção. Por isso mesmo, as conversas que começam via pequenas mensagens podem se transformar em posts em blogs, álbuns no Flickr e vídeos no YouTube, afirma a consultora. Dessa maneira, as pessoas mostram o que têm em comum e acabam criando laços mais fortes.
Use as ferramentas certas
A interface do Twitter pode ser um pouco confusa e não se encaixar em algumas tarefas. Felizmente, uma ampla variedade de ferramentas alternativas para o Twitter foi desenvolvida para quase todas as plataformas. Algumas simplesmente facilitam a realização de tarefas simples como enviar mensagens directamente, linkar automaticamente a procuras por palavras-chave e activar ou desactivar posts.