Ideias inovadoras – Um casaco que usa a energia do sol

casacotermicosolar

“Uma empresa norte-americana com origem no México desenvolveu um casaco térmico que utiliza a energia solar para aquecer o utilizador. Este será mesmo “o primeiro casaco do mundo que capta o calor do sol para  manter quente  o indivíduo sem acrescentar volume”, de acordo com os fundadores da ThermalTech.

Segundo a apresentação da marca na campanha de “crowdfunding” na plataforma Indiegogo, o casaco é feito de um tecido inteligente com um conjunto de características que o torna único: é flexível, leve e à prova de água e respira, impedindo o sobre-aquecimento durante a prática de desportos e equilibrando a temperatura corporal. 

A tecnologia térmica pode ser incorporada em quase todos os materiais e estilos de vestuário, garantem os criadores, e encontra-se em processo de patenteamento. Durante o dia, a energia é captada através dos raios solares. Após o pôr do sol — ou quando em espaços fechados —, as células do tecido captam energia de fontes de iluminação artificial e transformam-na em calor, aumentando a temperatura em poucos minutos.

Carlos Cortes, que fundou a empresa com Fatima Arguelles, explicou ao site “TreeHugger” que a introdução de um tecido capaz de absorver a energia solar no mercado do vestuário vai permitir que toda a gente, do “snowboarder” à “fashionista”, se “mantenha quente em climas mais frios”. Isto sem aumentar o número de peças vestidas e, consequentemente, a sensação de volume.

Os casacos da ThermalTech estão disponíveis em várias cores para homem e mulher, em três modelos: uma versão urbana para, idealmente, ser usada em ambientes com temperaturas entre os 0 e os 10 graus Celsius; uma versão de explorador, com carapuço e vários bolsos interiores, desenvolvida para temperaturas mais baixas; e, por último, uma versão “extreme”, pensada para temperaturas até aos 20 graus Celsius negativos.

No Indiegogo é possível encomendar um casaco do modelo urbano a partir de 139 dólares (perto de 125 euros). As entregas estão agendadas para Agosto de 2016.”

Fonte: http://p3.publico.pt/vicios/espelho/19579/um-casaco-que-usa-energia-do-sol-para-te-manter-quente

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: