PSICOLOGIA DA IMAGINAÇÃO – Serendipismo

imaginação

Este é um assunto que me diz muito! Estimular a criatividade nas crianças  pode vir a ser o caminho para uma educação com maior qualidade. Deve  ser potencializada através de novas práticas pedagógicas, um ensino mais personalizado, mais humano e voltado para os reais interesses de cada criança.

Convido-vos a ler mais um excelente artigo de Nelson S.  Lima.

_________________________________

PSICOLOGIA DA IMAGINAÇÃO

Sabe o que é o serendipismo?

Desinibição, curiosidade, elevada inteligência e uma enorme capacidade da chamada “memória de trabalho” (working memory) podem constituir as bases necessárias para ocorrer o processo criativo chamado “serendipismo”.

O “serendipismo” é uma forma de criatividade que é despoletada por uma mente aberta para múltiplas possibilidades. O nome deriva de um conto do século XVIII escrito por Horace Walpole. Envolvia três príncipes de uma ilha que supostamente é hoje o Sri Lanka (no sul da Índia) e que se viam frequentemente surpreendidos com situações que tinham de ser solucionadas com grande imaginação e inteligência para poderem salvar-se dos potenciais perigos.

Considero o “serendipismo” uma das formas mais deliciosas da criatividade humana pois faz com que a imaginação se solte completamente e dê origem às mais diversas ideias. O acaso e a sorte são fatores a ter em consideração. Os criativos tendem a ver nestes fatores uma fonte de inspiração.

A verdade é que a história da criatividade está cheia de exemplos de “serendipismo” – algo que poderia (deveria) ser treinado nas escolas, desde a mais tenra idade.

Sabia que as crianças com menos de 4-5 anos de idade costumam revelar grande capacidade para este tipo de criatividade? Lembremo-nos das brincadeiras da nossa infância onde a imaginação fervilhava de euforia!

Nelson S Lima

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: