Orçamento Participativo Jovem – Município de Estarreja

Imagem1

O Município de Estarreja, pela primeira vez, lança o Orçamento Participativo no concelho com o objetivo de dar voz aos cidadãos mais jovens, com idades compreendidas entre os 12 e os 30 anos, no sentido de participarem com a apresentação de propostas e posterior escolha das políticas locais.

No dia 10 de outubro cerca de 300 jovens encheram o cineteatro de Estarreja, onde foram apresentados os 12 projetos elegíveis no OPJ. Uma forte adesão às urnas ilustra bem o interesse dos jovens a esta iniciativa. A construção de um coreto da madeira rodeado de bancos no Parque Municipal do Antuã e de um parque de Skates na freguesia de Pardilhó, a criação de uma Feira do Emprego, de um Festival/Feira da Inovação e Criatividade (INOVESTARREJA), de um Fim de Semana Radical em Avanca e a concretização do projeto de teatro “Metamorphis” foram as propostas apresentadas na vertente Municipal, que tem destinada uma verba máxima de dez mil euros. Com cinco mil euros, os alunos do Agrupamento de Escolas de Estarreja e Básica de Pardilhó, querem melhorar as suas escolas ou criar iniciativas sustentáveis ou culturais interescolas/turmas. As propostas de âmbito escolar apresentadas a votação incluíam a organização de um concurso de talentos ( Talentos em movimento nas Escolas do Agrupamento), a promoção de viagens à cidade de La Riche com a turma do 9.ºC, e a implementação de um projeto ambiental na Secundária de Estarreja ( Jardim/horta Biológica vertical ), e espaços verdes no recreio da escola Básica de Pardilhó. O melhoramento dos espaços lúdicos é, também, uma prioridade para os alunos do concelho, salientando-se os projetos de implementação  e melhoramento de salas de convívio, respetivamente, na Secundária de Estarreja e na Escola Prof. Dr. Egas Moniz em Avanca.

Assinalo com agrado a apresentação de cinco projetos elegíveis para votação, cujos autores fazem parte da turma do 12.º L da Secundária de Estarreja (sede de agrupamento). Deixo-vos com os PPoints que serviram de mote para a apresentação e defesa dos  projetos.

 

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: