Concurso europeu de empreendedorismo – Ideia de negócio vencedora

Mais um belo  exemplo, que o empreendedorismo em ambiente escolar pode trazer bons resultados. Através de propostas pedagógicas incorporadas no processo ensino/aprendizagem e voltadas para a formação de competências, podem resultar em desempenhos geradores do crescimento pessoal e profissional dos nossos jovens alunos.  O professor tem que ser o principal ator dessas  mudanças, o motor de arranque  para quem realmente quer fazer a diferença, incluindo na sua  prática novas metodologias, que irão contribuir na melhoria do seu trabalho e na qualidade do ensino.

Aqui fica a notícia:

15817390_lIRfq

Criar um sistema para carregar dispositivos electrónicos sem a utilização de energia eléctrica e sem fios foi a ideia de negócio vencedora do projecto StartUp_EU e veio de quatro alunos do 11º ano da Escola Secundária de Mação. No jogo pedagógico participam mais de 400 estudantes do ensino secundário de vários países da União Europeia, mas os portugueses tiveram a invenção mais original.

Em Abril deste ano, uma turma de 14 alunos da Escola Secundária de Mação, promovida pelo TAGUSVALLEY – Tecnopolo do Vale do Tejo, inscreveu-se e foi aceite no desafio do StartUp_EU, desenvolvido no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida da União Europeia. Dos quatro grupos em que se dividiu a turma surgiram várias ideias. No entanto, apenas uma equipa avançou neste jogo educativo, que desenvolve capacidades empreendedoras nos jovens através de uma plataforma de tecnologia Web 2.0.

Criar um dispositivo para carregar telemóveis, computadores portáteis e aparelhos que não necessitam de cabos eléctricos, alimentado a energia solar e com transmissão via wi-fi, foi o projecto que colocou os quatro alunos de Mação entre os seis finalistas europeus. Nessa lista constava dois grupos de estudantes de Granada (Espanha), duas equipas de Riga (Letónia) e uma de Lodz (Polónia), da qual saíram os portugueses de Mação vitoriosos, tendo o resultado sido conhecido no passado dia 3 de Outubro, no Porto.

Além de uma pequena quantia de dinheiro, os estudantes vão ter direito a consultadoria sobre a sua ideia de negócio pelos elementos do júri do concurso, composto por entidades de referência mundial na área do empreendedorismo. A Escola Secundária de Mação vai, ainda, ser alvo de um estudo de caso pelas boas práticas pela European Business & Innovation Centres Network (EBN), promotora do concurso e da qual o TAGUSVALLEY é associado”.

Fonte: Notícias do Ribatejo
Advertisements

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: