Concurso Jovem Empreendedor de Estarreja 2013 – Entrega de prémios

Ideia 4

Pelo 4º. ano consecutivo,  o Concurso Jovem Empreendedor de Estarreja 2013 promovido pela Câmara Municipal de Estarreja, DESTAC, DOW Portugal e Escola Secundária de Estarreja, premiou  a criatividade em ideias de negócio inovadoras em duas categorias,  numa sessão pública realizada na Biblioteca Municipal, dia 11 de junho, perante um júri e uma plateia rendida às apresentações:

Ensino básico – 1º. Prémio – José Manuel Tavares Garrido,  Daniel José Costa Marrinhas e Ana Rita Soares de Oliveira Pires ( alunos do 9º ano) – Cheque de 500€ oferecido pela DOW Portugal.

Ideias

Projeto Recoffe Lda., que se baseia na reutilização de cápsulas de café. O principal objetivo circunscreve-se em aproveitar os restos de café para fins terapêuticos. No entanto, as cápsulas podem ser recarregadas com café novo. Um projeto amigo do ambiente.

Ensino Secundário – 1º. Prémio – Celina Bártolo e Sandra Vieira ( Alunas do 12º H do Curso Profissional de Gestão) – Cheque de 500€ oferecido pela DOW Portugal.

Ideia vencedora

Esta ideia premiada baseia-se em duas situações inovadoras:

  •  INTRODUZIR em todos os MUNICÍPIOS Portugueses um novo ecoponto, o SAPATÃO. No SAPATÃO devem ser colocados todo o tipo de materiais de couro e seus derivados, como malas, carteiras, sapatos, cintos, casacos, entre outros. O objetivo principal é apostar na reciclagem e na valorização dos resíduos, encarando-os como matérias-primas e recursos de valor…
  • Criar a ECOSHOOTSHOES LDA. no Ecoparque de Estarreja, com o objetivo de aí serem separados todos os resíduos oriundos do SAPATÂO, em famílias de resíduos:
    • Retalhos/aparas de couro – Produto A
    • Retalhos de borracha e solas e indiferenciados (atacas, palmilhas,) – Produto B
    • Resíduos metálicos – Produto C
    • Indiferenciados ( botões, plásticos, tecidos, …) – Produto D.

Os retalhos/aparas de couro, produto A ( produto principal), destinam-se a ser vendidos a diversas empresas nacionais, umas no setor de curtumes, outras no setor da construção civil, cerâmica, etc., para:

  • Aglomerados de couro ( FIBROCOURO) para produção de materiais flexíveis ou placas rígidas que podem ser utilizados nas indústrias da moda e do automóvel.
    Placas para a absorção de óleos, hidrocarbonetos, diesel e crude.
  • Placas para a absorção de corantes têxteis orgânicos de águas residuais.
  • Aditivo para argila a ser incluído na fabricação de tijolos.
  • Folhas fibrosas para aplicação no setor da construção civil.
  • Compósitos de borracha vulcanizada para calçado e outras utilizações.

2º . Prémio – Gummylight – Gomas com hiostória – Loja aoline, projeto apresentado pela Sandra Esteves também aluna do 12º Ano do Curso Profissional de Gestão.

Ideia3

Uma loja online criada para satisfazer as necessidades do mercado,  focalizada em 2 aspetos:

  1. Inovação ao nível da apresentação do produto final: “ Gomas com história”. O objetivo passa por fomentar uma “CULTURA COM SABOR”, fornecendo conceitos em forma de histórias/contos infantis, história de nomes próprios, história do alfabeto, história dos números, despertando nas crianças o prazer pela leitura.
  2. Inovação ao nível do FABRICO. Gomas tradicionais, mas  com a ideia de evoluir  para:

–  GOMAS NUTRICIONAIS com vitaminas e menos açúcar.

– GOMAS NUTRACÊUTICAS, isto é, que fazem bem devido à presença, por exemplo, de bífidos ativos.

3º. Prémio – MySOCAR Um projeto apresentado pelo aluno, Miguel Ângelo, do 11º Ano do Curso Profissional de Gestão.  Criar um carro diferente e amigo do ambiente esteve na base da ideia. O teto do veículo formado por painéis solares, acumularia energia para posteriormente ser usada na deslocação do automóvel.

__________________________

Reconhecer a criatividade dos mais novos, num misto de determinação e espírito de liderança são os grandes propósitos desta iniciativa. Com um olhar projetado no futuro, os nossos jovens quando motivados e estimulados a pensar, através de ações estruturadas com objetivos bem definidos, os resultados são claramente impressionantes. Fiquemos, então,  à espera que para o ano esta iniciativa se repita!

Não deixe de consultar site da CME:

http://www.cm-estarreja.pt/newstext.php?id=8550

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: