Literacia financeira – “Todos Contam” novo portal

Ontem, dia nove, foi lançado pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros um novo portal sobre  literacia financeira. Esta nova plataforma pretende ser uma “sede aberta de conhecimento” a todos os cidadãos. Uma única plataforma que reúne um vasto leque de informação sobre produtos de poupança e investimento – características, riscos e produtos adequados a cada etapa da vida – planeamento do orçamento familiar, cuidados a ter na contratação de crédito, mas também dicas sobre a prevenção da fraude, um guia para criar uma empresa, vários simuladores e até jogos e vídeos direccionados para os mais jovens

 

Com este novo site de LITERACIA FINANCEIRA,  pode aprender a fazer:

Planear o Orçamento Familiar
É um aviso constante das autoridades mas há muitas famílias que ainda não planeiam o seu orçamento. No ‘Todos Contam’, o separador ‘Planear o OrçamentoFamiliar’ esclarece quais os pontos que deve ter em atenção quando se prepara para olhar para as receitas e despesas mensais. Para além do mais, o site disponibiliza-lhe ainda um ‘Simulador de Orçamento Familiar’, onde só precisa de introduzir os seus gastos e receitas. Os cálculos são feitos automaticamente, diminuindo a margem de erro e dando-lhe uma ajuda preciosa.
Poupar e Investir
No separador ‘Poupar e Investir’ tem acesso aos conselhos básicos sobre produtos de poupança e de investimento, bem como a dicas sobre como escolher a melhor opção para os seus objectivos de vida. Pode ainda utilizar o simulador de poupança, que encontra dentro desse separador e que lhe permite fazer várias simulações consoante a sua preferência: calcular o montante de uma poupança no final de um determinado período, após reforços mensais ou anuais ou calcular o montante que deve ser poupado para que ao fim de um determinado período de tempo seja atingido o objectivo de poupança definido.
Criar uma empresa
Em altura de dificuldades, nada como aproveitar as oportunidades. São muitos os portugueses que têm aberto novas empresas mas é preciso ter em consideração todos os custos e implicações que um negócio por conta própria exige. Por isso mesmo, no separador ‘Criar uma empresa’, é possível ter acesso a uma quantidade de informação sobre quais os passos a dar quando quer ter uma empresa, onde poderá angariar financiamento e que tipo de companhia pode e deve criar, consoante o seu perfil. Encontra ainda diversas ligações úteis para produtos financeiros e informações essenciais.
Contrair crédito
Neste separador vai encontrar vários avisos sobre a contratação de crédito e todos os cuidados e atenções que deve ter antes o fazer. No entanto, vai também ficar a saber quais os créditos mais vantajosos para a despesa para o qual necessita de recorrer a este tipo de produtos. É possível também conhecer as características de cada produto (crédito pessoal, crédito automóvel, crédito à habitação) através de várias ligações disponíveis no mesmo separador. Pode ainda verificar, imediatamente, e através do simulador do orçamento familiar, que impacto cada produto vai ter nas suas contas.
Planear etapas da Vida
Cada etapa da vida corresponde a um leque de despesas que nem sempre consideramos, quando passamos de uma para outra. Estudar, começar a trabalhar, comprar casa, constituir família, pensar numa poupança ou atravessar um processo de divórcio trazem encargos diferentes que não podem ser descurados e para os quais deve haver um planeamento. No ‘Todos Contam’ há uma secção dedicada a cada uma das etapas, onde se salienta quais as principais despesas, fontes de receita e quais os aspectos que deve ter em conta em cada uma delas.
Despertar para a importância do dinheiro – Biblioteca Júnior
Um dos grandes objectivos do Programa Nacional de Literacia Financeira é despertar nos mais novos a consciência para a importância do dinheiro, da poupança e da gestão responsável de um orçamento. Na ‘Biblioteca Júnior’ do site pode aceder a um conjunto de jogos didácticos, de vídeos, brochuras e de livros especialmente direccionados para os mais pequenos. Ideal para colocar seus filhos a contribuir para o planeamento do orçamento familiar ao mesmo tempo que lhes ensina quanto vale o dinheiro.
Utilizar simulador da Poupança
O Simulador da Poupança é útil a qualquer família que pretenda guardar parte do seu orçamento para o futuro. Com a ajuda desde simulador pode calcular o montante de uma poupança no final de um determinado período, após reforços mensais ou anuais. Ao invés disso, pode também calcular o montante que deve ser poupado, mensal ou anualmente, para que ao fim de um determinado período de tempo seja atingido o objectivo de poupança definido. Ou pode ainda saber quanto tempo é necessário para que a poupança acumulada atinja um determinado montante objectivo.
Utilizar simuladores de Crédito
Para o crédito, o ‘Todos Contam’ apresenta três simuladores diferentes: crédito à habitação, crédito ao consumidor ou cartões de crédito. Todos funcionam com base na mesma metodologia: o consumidor introduz o montante de crédito que pretende pedir bem como as taxas que estão a ser praticadas pela instituição onde pretende contrair o crédito, sendo que o cálculo do custo do produto é automático. É uma boa forma de saber quanto vai pagar por cada crédito contraído e de escolher entre diversos produtos.
Fonte: Económico.sapo.pt

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: