Visita de Estudo: Palácio Ducal de Vila Viçosa – Univ. Évora – Central Hidroelétrica do Alqueva – Herdade do Esporão

Veiculando a dinâmica de que a formação de jovens não se realiza apenas de conteúdos programáticos ministrados em contexto de sala de aula, mas também da partilha e valorização de experiências marcantes e enriquecedoras, aconteceu esta visita de estudo de dois dias ( 8 e 9 de março), projeto marcado pela interdisciplinaridade congregando professores e alunos de duas áreas técnicas distintas: Profissional de Eletrotecnia ( 11ºM e 12º M) e Profissional Técnico de Gestão ( 12º I ).

Com um programa vasto, partiu-se da Escola Secundária de Estarreja bem cedo, 6h30m, rumo ao Alentejo num trajeto marcado pela paisagem infinita que os nossos olhos queriam reter para sempre, vastidões de vinhedos, olivais e montados, aqui e ali intercalados com manadas e rebanhos. Após almoço na Escola Secundária de Vila Viçosa, Hortênsia de Castro, marcámos presença no belíssimo Palácio Ducal e Museu dos Coches. No interior das suas trinte e cinco salas visitáveis guardam-se peças preciosas, em móveis, tapeçarias, porcelanas, frescos e muitas pinturas da autoria do Rei D. Carlos. Interessante foi também a passagem pela vasta coleção de coches, instalada nas antigas cavalariças do palácio. O Paço Ducal de Vila Viçosa foi durante anos considerada a residência onde as famílias reais procuravam descanso do bulício de Lisboa. Era comum retirarem-se para Vila Viçosa durante vários períodos, em particular durante o verão. O rei D. Carlos tinha partido precisamente deste paço ducal quando, a chegada a Lisboa, foi assassinado juntamente com o herdeiro da coroa, o príncipe Luís Filipe.

Depois, Évora como destino para o merecido repouso no Seminário Maior. No entanto, ainda houve espaço e tempo para uma pequena visita à Universidade de Évora, departamento de Economia e Gestão, tomando realce a biblioteca denominada de “Belas Artes”. Na cantina da universidade, Luís Verney, um jantar inesquecível! Uma simpática tuna de estudantes brindou-nos com a peculiar sonoridade de alguns temas musicais.

Évora à noite surpreendeu-nos pela beleza do seu centro histórico (faz parte da lista da UNESCO das cidades património mundial) e pela enorme quantidade de monumentos, de várias épocas. Olhar o «luar» por entre as colunas do Templo de Diana próximo das 22h30m, foi o toque mágico antes do recolher. A noite foi passada então, no Seminário Maior, lugar de memória do nosso passado cultural e religioso. Convém referir, que fomos muito bem recebidos pelo Sr. Padre, que nos deu todas as indicações a serem seguidas e cumpridas. Após uma noite mal dormida causada pelo desconforto do ruído inconveniente de alguns alunos de ambos os cursos,… fomos na manhã do dia nove,  presenteados no salão das refeições com um pequeno-almoço revitalizante.

Cerca das 8h45m, já prontos para as “tarefas” do novo dia, partimos levando na bagagem boa disposição, apesar do sono ter sido curto para muitos.

Chegados ao Alqueva, o mágico lago suscitou o interesse de todos. Mas o ponto fulcral da nossa atenção situou-se na visita à Central Hidroelétrica. Nas instalações da central foi feita uma pequena apresentação do complexo com uma breve referência aos empreendimentos hídricos que a EDP possui. Divididos em dois grupos, tivemos a oportunidade de aceder a diversas partes desta central com explicações técnicas seguidas com a máxima atenção pelos alunos de eletrotecnia. O reforço de um conhecimento multidisciplinar e visão sistémica numa área tão específica, captou o interesse dos alunos de gestão.

 Depois de apreciarmos a riqueza, os aromas e o prazer da cozinha alentejana no “Restaurante Bragança” sediado em Mourão, partimos para a Herdade do Esporão.

Visita exemplarmente guiada pela Adega onde são concebidos os vinhos brancos, foi-nos feita uma descrição detalhada do processo de vinificação dos mesmos com uma explicação detalhada da forma como é feita a imputação de custos. A seguir, visitámos a linha de engarrafamento onde se engarrafa o vinho e onde se coloca o mesmo nas respetivas embalagens, para futura comercialização. De seguida, pudemos visitar o armazém e a cave, ou seja os locais onde se armazenam os vinhos produzidos e onde estes são submetidos ao seu envelhecimento em barricas de madeira de carvalho francês e americano De uma forma entusiástica, foram colocadas questões pelos professores acompanhantes e pelos alunos. Uma aula diferente! Conceitos de marketing, economia, gestão, contabilidade e cálculo foram explorados: segmentação, política do produto, política de marca, política de preço, política de comunicação, política de exportação, política de desenvolvimento da empresa, etc. Aqui está um bom exemplo, que mostra que podemos modificar a forma de ensinar e de aprender. Um ensinar mais compartilhado. Uma aula ao vivo! Uma certeza que dá lugar não só a novas descobertas como à interiorização correta da matéria que é explorada nas aulas.

De regresso a Estarreja, ainda tivemos tempo, apenas para duas breves paragens: Portalegre e Torres Novas. Ficou a tristeza de não termos tido tempo para visitar Marvão, terra da colega Luísa Garraio.

E foi assim durante dois dias, que para muitos serão inesquecíveis. Todos os alunos  acompanharam de forma atenta as explicações dadas nos diversos locais visitados, convivendo alegremente. Os objetivos desta visita foram totalmente concretizados e as expetativas criadas foram completamente satisfeitas.

Professores envolvidos na organização/orientação desta visita de estudo: Amadeu Santos (grupo 430), António Estrela (grupo 540), Adriana Branco (grupo 500), Dinis Figueiredo (grupo 510), Joaquim Matos ( grupo 540 ), Luísa Garraio (grupo 430), Marília Teixeira (grupo 430), Margarida Teixeira (grupo 540), Renato Oliveira (grupo 540), Rosário Santos (grupo 430).

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: