Visita de Estudo a Lisboa e Mafra

Nos dias 25 e 26 de Fevereiro realizou-se uma Visita de Estudo a Lisboa e Mafra com os alunos de duas turmas da Escola Secundária de Estarreja, 12º O (Curso Profissional de Animador Sociocultural ) e 12ºL ( Curso Profissional Técnico de Gestão ), a participarem com alegria e com vontade de aprofundarem os seus conhecimentos.

Museu do Banco de Portugal – Entusiasmo e vontade de aprender um pouco mais sobre “O Dinheiro no Ocidente Peninsular” não faltou. Muito interessante, foi  o filme visionado pela turma 12º L sobre a “Evolução da Moeda”. Importante foi o contacto privilegiado da Directora da Biblioteca que trouxemos de forma a garantir pedidos de documentação, documentação essa que não se encontra disponível através do site do Banco de Portugal, material relevante para a PAP de duas alunas.

Museu do Design e da Moda e Museu da Marioneta – Foi possível desenvolver nos alunos a capacidade de observação, imaginação e reflexão crítica de obras de design e moda que se cruzam com o cinema, a literatura e a música, bem como viajar no tempo através da interpretação e divulgação da história e difusão do teatro de marionetas, com especial relevo para a marioneta portuguesa. Ficou bem patente entre os alunos das duas turmas que a Arte, a Cultura e a Economia ganham vida e expressão, interagem e ganham uma maior importância na História de uma sociedade.

Convento/Palácio Nacional de Mafra e Teatro – Foi-nos dado a conhecer a história do Memorial do Convento de José Saramago com explicações históricas da parte exterior do palácio (monumento representativo do barroco português). Seguidamente, visitámos a igreja (basílica com a maior colecção de estátuas italianas existentes em Portugal, do século XVII e com um conjunto de seis órgãos, únicos no mundo e que recentemente foram restaurados), com a guia a dar-nos explicações muito interessantes e de uma forma bastante  cativante. Passámos de imediato para a parte interior do palácio, visitando tudo ao pormenor histórico, realçando a enorme e deslumbrante Biblioteca. Por fim, foi-nos dado a hipótese de voar no tempo assistindo a uma peça de Teatro sobre o livro de José Saramago, “ Memorial do Convento”.

Nesta visita de estudo as expectativas criadas foram completamente satisfeitas, a contar pela dinâmica verificada e pelas manifestações de avaliação em resenhas produzidas pelos alunos. No que se refere à postura evidenciada pelos 36 jovens durante a visita de estudo e estadia no Hotel, nada de significativo a registar. Bem pelo contrário, as professoras que organizaram e acompanharam as duas turmas, valorizam e elogiam o  óptimo comportamento, o respeito máximo pelas regras elementares de conduta e pelas instruções que tiveram que cumprir durante a visita, o convívio saudável com as professoras ( Maria dos Anjos, Marília Teixeira, Rosa Cristina, Rosário Rito, Rosário Santos)  num ambiente diferente do existente no dia-a-dia escolar e um sentido de responsabilidade verdadeiramente exemplar.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: