Visita de Estudo ao Porto – Bolsa de Valores, Filial do Banco de Portugal e Museu dos Transportes e Comunicações

Dezoito de Novembro foi o dia marcado para uma visita de Estudo à cidade do Porto para os alunos do 10º H e 11º I do  Curso Profissional Técnico de Gestão da Secundária de Estarreja, acompanhados pelas três professoras organizadoras, Donzília Almeida, Luísa Garraio, Marília Teixeira e  Directora de Curso, Rosário Santos convidada para o efeito, que visitaram os  seguintes pontos de Interesse: Filial do Banco de Portugal, Palácio da Bolsa e Museu dos Transportes e Comunicações.

Filial do Banco de Portugal – Numa manhã bastante nublada, interesse e boa disposição não faltaram ao grupo de alunos nesta primeira visita. Fomos excelentemente recebidos e todos ficaram a saber muito mais sobre a história do Banco de Portugal, suas funções e responsabilidades que foram evoluindo de modo a responder às necessidades da economia e da sociedade em geral. O Banco de Portugal pertence actualmente ao SEBC (Sistema Europeu de Bancos Centrais) e ao Eurosistema, onde o Banco Central Europeu e os Bancos Centrais de cada país executam em conjunto as funções que lhes foram atribuídas proporcionando assim um melhor cumprimento das mesmas, sendo o principal objectivo do Eurosistema manter os preços estáveis em toda a área do euro. Mas o que empolgou os alunos foi a actividade desenvolvida com vários técnicos do banco sobre a forma como reconhecer notas falsas das verdadeiras. A tecnologia de impressão utilizada na produção das notas de euro é da mais sofisticada, pelo que as notas de euro incorporam diversos elementos de segurança tecnologicamente avançados, que tornam mais fácil distingui-las das notas contrafeitas sem ser preciso recorrer a equipamento especial. De facto, ficámos todos a saber que basta apenas tocar, observar e inclinar as notas. O que  fazer com notas mutiladas ou danificadas e o que fazer se recebermos  uma nota suspeita, foram entre muitas outras, informações preciosas,  dicas técnicas extremamente úteis…  

Palácio da Bolsa – Seguidamente, rumámos ao Palácio da Bolsa, considerado uma jóia arquitectónica da Cidade do Porto e classificado como Monumento Nacional, irradiando grandiosidade e exuberância. O Salão Árabe, verdadeira sala de visitas desta cidade, deixou o grupo verdadeiramente fascinado. Este espaço oitocentista, outrora centro de reuniões dos mercadores portuenses, que haviam perdido a Casa da Bolsa do Comércio, serve agora para os mais diversos eventos culturais, políticos, sociais, nomeadamente homenagens a personalidades distintas. Toda a história e curiosidades foram dadas por uma guia que não deixou de mencionar todas as personagens ilustres que por lá passaram.

Museu dos Transportes e Comunicações – Da parte de tarde, chegados ao museu, fomos divididos em dois grupos, cada um dos quais foi conduzido pelas respectivas animadoras, um ao estúdio de televisão e outro à exposição  “O Automóvel no Espaço e no Tempo”. Estas actividades repetiram-se, mas de forma rotativa. Os programas de televisão realizados pelos alunos ficaram devidamente registados em DVD para posterior audição e visualização pela comunidade escolar. Neste Workshop foi solicitado aos alunos que assumissem diferentes papéis no âmbito do desempenho virtual das funções de realizador, produtor, entrevistador, entrevistado, técnico de imagem e som, etc. A exposição “O Automóvel no Espaço e no Tempo”,  que teve como objectivo revelar e interpretar o fenómeno automóvel, relacionando-o com a história socio-económica do século XX. Já no final, num momento de aprendizagem activa, no sentido em que os nossos alunos puderam mudar um pneu de um carro numa oficina mecânica, experimentando o macaco, a chave de fendas,  etc., ao mesmo tempo que foram  sensibilizados para os cuidados no uso do automóvel, como a necessidade do triângulo, o uso do colete, o uso do cinto, etc. Uma tarde bastante proveitosa e claro, que  os alunos apreciaram imenso a passagem por este Museu.

Todos os alunos  acompanharam de forma atenta todas as explicações dadas, convivendo alegremente. Os objectvos desta visita foram totalmente concretizados.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: