Nobel da Economia 2010

  

Os economistas norte-americanos Peter A Diamond e Dale T. Mortensen e o britânico-cipriota Christopher A. Pissarides foram distinguidos, hoje, com o Prémio Nobel da Economia.

A Academia sueca justificou esta tripla atribuição «pela sua análise dos mercados» na área da pesquisa.

Durante a cerimónia, Christopher A. Pissarides explicou por telefone que quis estudar os processo que influenciam a decisão de procura de um novo emprego depois de se perder o anterior, e o papel que as políticas desempenham neste processo.

 Pissarides disse que a sua teoria, que começou a desenvolver no final dos anos 70 e inícios de 80, continua muito relevante hoje em dia, com o grande crescimento do desemprego devido à crise, porque ela tenta explicar como os desempregados podem regressar ao mercado de trabalho sem um grande tempo de inactividade.

O prémio, de 1,078 milhões de euros, será entregue a 10 de Dezembro, dia em que se celebra o aniversário da morte de Alfred Nobel.

 ____________________________ 

Peter A. Diamond nasceu em 1940, em Nova Iorque. É professor no Massachusetts Institute of Technology (MIT), em Cambridge, nos Estados Unidos.

Dale T. Mortensen, nasceu em 1939 em Enterprise, em Oregon, nos Estados Unidos. Actualmente, é professor na Universidade de Northwestern, em Illinois.

Christopher A. Pissarides nasceu em 1948, em Nicosia, no Chipre. É professor na London School of Economics and Political Science, em Londres, no Reino Unido.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: