Telhados ecológicos – A nova tendência arquitectónica

TelhadosTelhados ecológicos lembram os jardins suspensos da Babilónia (uma das sete maravilhas do mundo).  Ecologia e economia o “casamento” perfeito, que aliado à estética formam  unidos a última moda em arquitectura e sem dúvida um novo modo de viver e utilizar os tectos das nossas cidades, ajudando o ecossistema a combater a poluição.

A vida em cidades cada vez mais verticais, onde o espaço para o jardim ou a sonhada horta no quintal é cada vez mais difícil,  cria uma nova forma de como desfrutar o telhado dos grandes edifícios dos centros urbanos de maneira mais criativa ambientalmente e ecológica.

A iniciativa além de, dar um charme e melhorar muito a vista panorâmica desses mares de edifícios, tem feito sucesso  não só nos Estados Unidos como nalguns países da Europa e as vantagens são inúmeras para o meio ambiente, mas acima de tudo para a qualidade de vida humana.

Esta nova tendência já chegou a Lisboa e está ganhar muitos adeptos. Os telhados e coberturas das casas da capital começam a ser, também, espaços verdes. Por motivos arquitecturais, energéticos, ambientais e estéticos, colocar um relvado ou um jardim no topo das habitações começa a fazer sentido.

Estes pequenos pulmões  servem como reguladores térmicos das cidades. Os telhados ecológicos  podem reduzir dois a três graus centígrados na temperatura das cidades e ajudam  a diminuir o efeito de estufa. Facilitam  a circulação atmosférica, absorvem a água das chuvas e contribuem para uma redução do consumo energético devido aos seus poderes isoladores, e permitem ainda um isolamento acústico mais eficaz. Enquanto uma cobertura normal pode aquecer até aos 60 graus, uma com relvado chega apenas aos 25: a diferença reflecte-se na diminuição do uso de ar condicionado, na factura energética (redução de custos entre 20 a 30%) e na pegada ecológica.

Em Portugal, exemplos como a Gulbenkian ou o Jardim das Oliveiras no Centro Cultural de Belém são projectos bem-sucedidos e a SEGUIR.

QUE VENHA O CHOQUE ECOLÓGICO!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: