Dia Mundial da Poupança

 Poupar  é um gesto simples mas poderoso, é abdicar de consumir hoje para beneficiar desse adiamento no futuro, pelo que deve seguir uma estratégia que, no mínimo, garanta a manutenção do poder de compra.

mundo-dinheiro

 Hoje, e sempre, a poupança é fundamental, se a entendermos como uma estratégia pessoal ou nacional,….. ou mundial, tendo em vista a possibilidade de  um  futuro sustentável.

 O dia Mundial da Poupança, foi criado para chamar a atenção dos consumidores para a necessidade de disciplinar gastos e de amealhar algum dinheiro, de forma a evitar situação de sobre-endividamento. A ideia de uma data especial para a poupança surgiu em Outubro de 1924, durante o primeiro Congresso Internacional de Economia, em Milão.

 Poupança em Portugal

Na altura em que se aprecia o Orçamento de Estado para 2009, vem a propósito ver como a Poupança é tratada. Face a uma deterioração do rendimento disponível e da posição financeira das famílias, há uma redução da taxa de poupança.

Poupar é abdicar de consumir hoje uma determinada parcela do rendimento, guardando-a para ser utilizada em momento futuro. Mas para que se garanta que no mínimo no futuro se mantêm o poder de compra é importante uma adequada gestão dessa poupança

De acordo com o Relatório do Orçamento de Estado, verificou-se um abrandamento no 1º semestre de 2008 nas aplicações nos diversos instrumentos de poupança. As aplicações em fundos de investimento reduziram 10%, e, em certificados de aforro 3%. Apenas nos depósitos, face a estratégia mais agressiva das instituições financeiras, se verificou o crescimento na ordem dos 3% neste tipo de aplicação.

Com a  alteração da estrutura financeira dos Certificados de aforro em Janeiro de 2008 teve impacto na procura liquida deste produto, mas apesar disso o Relatório regista que a procura tem vindo a crescer progressivamente atingindo um máximo de diário de 7,4 milhões de euros no passado dia 10 de Outubro.

 Soluções para gerir o seu dinheiro consulte:

poupanCa_jornal negócios on line

Jornal de Negócios epaper – Especial Dia Mundil da Poupança

   EGERIR8

e-Gerir finanças Pessoais

Fonte: Jornal Negócios online

Advertisements

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: