Economia Verde

2Neste século, a percepção do mundo em relação aos problemas ambientais começa a mudar.  A criação de uma certa consciência ambiental intimamente relacionada com as ideias da preservação da espécie, do esgotamento dos recursos naturais ou da degradação das condições de vida no Planeta, introduziu um novo paradigma, o de converter a Economia actual numa “Economia Verde”.

O novo modelo de desenvolvimento passará inevitavelmente, por uma fase greening fazendo emergir novos mercados, com novos negócios e novas tecnologias. Neste contexto, um dos maiores desafios que enfrentamos é fazer com que as forças de mercado protejam e melhorem a qualidade do ambiente, com a ajuda de padrões baseados no desempenho e uso criterioso de novos instrumentos económicos.

empresa verdeVai ser fundamental, criar instrumentos/mecanismos conscientes e inteligentes para a mudança de atitudes na forma de consumir e das expectativas sobre o futuro da nossa sociedade, estabelecendo-se um  equilíbrio perfeito na relação homem/ambiente, de forma a  provocar um desenvolvimento sustentável de novas oportunidades de negócios.

É fundamental, que exista também um entendimento global em torno deste tema, passando até por uma coordenação entre países que devem estabelecer as suas novas políticas globais capazes de responder às mudanças de comportamento, paradigmas e postura frente ao meio ambiente em que vivemos.

Não podemos esquecer, que a responsabilidade da sobrevivência do Homem no Planeta Terra é de cada um de nós.

 É tempo de nos questionarmos:

  • Vou comprar produtos, qual a empresa que agrega mais valor à sustentabilidade?
  • Automaticamente devo pensar, esta empresa respeita a vida?
  • Vou optar pelo uso de energias renováveis na minha nova casa, para além do benefício ambiental, que outros benefícios vou ter?

Esteja atento, e não se esqueça de abrir a porta ao desafio da sustentabilidade social e ambiental contribuindo para o crescimento  de uma nova economia, a Economia Verde.

Recomendo a leitura de um novo relatório da ONU [‘The environmental food crisis: Environments role in averting future food crises‘] , que focaliza a sua atenção na procura  de soluções globais em matéria ambiental, financeira e alimentar através do conceito de uma Economia Verde.

food-crisis-190px

Para aceder ao relatório na íntegra, clique aqui.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: