Mecenato e o “Fundraising” ( novo conceito ) …

MecenasO termo MECENATO deriva de Caio Mecenas (68 a.C. – 8 a.C.), um político romano, influente  conselheiro do imperador Augusto, que formou um círculo de intelectuais e poetas. Quando se aposentou devotou todos os seus esforços a esse círculo literário famoso, que incluíu Horácio, Virgilio, e Propertius, patrocinando-os com amizade, bens materiais e protecção política. Aos seus protegidos provou ser um amigo e um patrono eficiente e generoso.

 A prática é-lhe, no entanto, muito anterior pois os faraós do Egipto e os tiranos Gregos como  Péricles favoreceram a criação artística como meio esplendoroso de afirmar a sua grandeza.

Assim, hoje em dia, um mecenas é uma pessoa que patrocina as artes, a ciência ou o ensino, muitas vezes com benefícios fiscais. É de realçar que em Portugal não faltam bons exemplos de empresas que, ao longo dos anos, se têm tornado mecenas de diversos projectos ligados à cultura nacional. A prática de mecenato cultural constitui-se como uma importante fonte de financiamento directo e indirecto das instituições e das actividades culturais em geral.

Gostaria de aqui deixar, a ideia que a prática de mecenato cultural, para além de ser uma parte da política de responsabilidade social das empresas que o praticam, é também a aplicação de uma técnica de comunicação designado fundraising, “estratégia de relações públicas, numa colagem ao evento/instituição numa melhoria da imagem da empresa no mercado (notoriedade, prestígio), numa forma de dar a conhecer os produtos e ainda numa melhoria do ambiente interno da empresa e do relacionamento com os opinion maker”.

Consulte  GLOSSÁRIO DE FUNDRAISING:

Consulte, também as respostas às perguntas mais frequentes sobre MECENATO:

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: