Motivar os trabalhadores… as 5 regras

84473644

Nuno Carvalho é um jovem empreendedor, que aprendeu bastante com uma experiência de trabalho em Espanha, numa multinacional norueguesa até que teve uma grande ideia e decidiu começar a sua própria empresa em Portugal.

Muitas vezes, preocupo-me em almoçar com eles para que possa ter uma conversa relaxada e informal entendendo tudo o que se passa nas suas cabeças a nível pessoal e profissional. Faço questão de fazer parte da família e não de ser o chefe mais temido.”

Nuno explica, então, como 5 regras simples podem tornar as pessoas que com ele trabalham muito mais felizes.

Regra 1: Deve motivar os seus trabalhadores, todos os dias, com pequenas acções. Muitas vezes basta um elogio, uma palmadinha nas costas, ou um obrigado. Não custa nada e motiva o colaborador.
Regra 2: Deve traçar um plano de carreira para cada colaborador. Não deixe que o seu trabalho seja sempre o mesmo sem qualquer objectivo. Tem de existir um caminho com princípio, meio e fim.
Regra 3: Remunerar com valores fixos e variáveis. O colaborador deve sentir que o seu performance não só beneficia economicamente a empresa como também o seu vencimento. É importante que o variável seja reflectido de imediato no vencimento para que o trabalhador acredite nele. Um variável anual não é motivador.
Regra 4: Saiba o que se passa na vida pessoal dos seus trabalhadores. Planeie almoços regulares, e individuais com cada trabalhador para saber se estão emocionalmente estáveis e profissionalmente contentes. Um trabalhador com problemas pessoais diminui acentuadamente a sua produtividade. Não custa nada entender a sua situação e motiva-lo para que se sinta bem no seu posto de trabalho.
Regra 5: Profissionalize e motive os seus colaboradores para justificar vencimentos acima da média. Um colaborador motivado, com formação adequada, e que sinta que a empresa investe em si, pode valer por dois ou três. Mais vale pagar bem a um, que pagar mal a dois. Isto resolve um dos problemas do trabalho precário e aumenta o poder económico.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios Online

Advertisements

Uma resposta

  1. Muito legal o blog, super interessante! Visite o nosso blog tbm!

    Bom dia! =)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: