Downsizing uma nova tendência…

Esta expressão inglesa significa diminuir, reduzir, cortar. De acordo com o Oxford English Dictionary, o verbo downsize tem como primeiro significado “tornar mais pequeno” (“make smaller”), isto é, “reduzir”. Quando referido a uma empresa, de acordo com este dicionário, downsize significa “dispensar pessoal” (“shed staff”).

O downsizing é uma estratégia empresarial que começou a ter alguma preponderância na década de 90. É implementada normalmente através de uma reestruturação, que significa, na prática, a redução de efectivos e a venda de activos ou áreas não directamente ligadas com o negócio principal da empresa.

Portugal não escapou a esta tendência e casos como a IBM, Delphi, Alcoa Fujikura ou a Yazaki Saltano são elucidativos dessa realidade. O  downsizing requer um projecto de racionalização planeado e de acordo com a visão estratégica dos negócios, as metas globais da organização e a partir da definição clara de seus objectivos.

 executivedigest

Recomendo a leitura do artigo “ Diminuir a Empresa sem diminuir a Moral” que vem na ExecutiveDigest deste mês.

 

” Quando é inevitável ter de reduzir os efectivos de uma empresa, os gestores mais inteligentes procuram oportunidades de forma a melhorar a flexibilidade, a inovação e a comunicação interna para melhorar a confiança entre gestores e funcionários”
Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: