Em tempos de crise, novos comportamentos de consumo para rentabilizar orçamentos familiares

Face à crise instalada, os consumidores europeus são obrigados a fazer escolhas e sacrifícios no momento de ir às compras. Esta realidade explica a transformação dos hábitos de consumo dos europeus, onde prevalece a procura de novas estratégias que permitam uma melhor rentabilização dos orçamentos familiares.

crise_consumoNa Europa, em média, é a alimentação que ocupa o primeiro lugar das despesas que obrigam a alguns sacrifícios, seguindo-se a saúde e, por fim, o lazer. Segundo os resultados do Observador Cetelem, 21% dos europeus afirmam que em caso de aumento do poder de compra privilegiariam a qualidade da alimentação.

Em contrapartida, e num cenário de diminuição do poder de compra, 24% dos euro-consumidores admitem reduzir as suas despesas com tabaco e bebidas alcoólicas. Factos que são tanto mais fáceis de entender à medida que se multiplicam as campanhas de promoção para uma alimentação mais saudável e equilibrada.

A nível da saúde, existe um conjunto de cuidados que as famílias europeias tendem a prescindir em tempos de crise: tratamentos dentários ou oftalmológicos são relegados para um segundo plano. O lazer é a única despesa que apresenta uma dupla faceta, já que os consumidores apenas aceitam sacrificar-se quando o poder de compra é mais limitado.

O “Barómetro Europeu” apresenta a análise de dados recolhidos em 13 países: Portugal, Espanha, França, Bélgica, Alemanha, Reino Unido, República, Checa, Eslováquia, Hungria, Sérvia, Polónia e Rússia. As análises e previsões foram efectuadas em Dezembro de 2008 em colaboração com a sociedade de estudos e de consultadoria BIPE (www.bipe.com). Para a elaboração do estudo foram realizados inquéritos a mais de 10.000 europeus entrevistados em Dezembro de 2008.

Fonte: Ciencia PT

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: