Projecto pioneiro e empreendedor

segunda1

A RTP fez uma reportagem, há uma ou duas semanas sobre um projecto pioneiro no país, mais precisamente em Matosinhos,  ESCOLA SEGUNDA OPORTUNIDADE, que me chamou desde logo  a atenção pelo seu cariz inovador.

Esta escola está  integrada na rede europeia de “2nd Chance Schools” e  dirige-se aos jovens dos 16 aos 25 anos, excluídos das ofertas formativas disponíveis e surge como a resposta necessária a um grave e persistente problema de abandono escolar e de baixas qualificações escolares e profissionais dos jovens.

A educação de 2ª oportunidade ( equivalência ao 9º Ano ), não se destina apenas aos jovens que abandonaram a escola. É, antes, um instrumento polivalente, capaz de cumprir diversas funções e de se dirigir a diferentes públicos, constituindo-se como uma nova via para enfrentar problemas de qualificação e de integração social de jovens.

A formação é orientada para as necessidades e interesses de cada jovem, que desenvolve o seu Plano Individual de Formação. A oferta de formação da Escola é diversificada, sendo o núcleo central dessa formação os workshops que funcionam durante todo o dia, num horário próximo do horário de trabalho. Os workshops, funcionam com um máximo de 10 formandos, nas áreas de: Música, Teatro e Movimento;  Informática – Software e equipamentos; Multimédia e webdesign; Arte e tecnologia da madeira, cerâmica e metais;  Cozinha, hotelaria e Turismo; Têxtil e Vestuário; Serviços Pessoais e à Comunidade.

Parafraseando o que já alguém evidenciou, este projecto  mostra, então o que é evidente:  “a  escola que actualmente  temos continua a ter  dificuldade em lidar com a heterogeneidade que é a marca específica de uma escolarização obrigatória para todos“.  Embora tenhamos os CEF, para muitos especialistas da Educação, um “getho” dentro da  escola,  a  escola pública  e particularmente os Cursos de Educação Formação,  ainda não conseguiram  organizar-se por forma a promover um exigente ensino de  sucesso, ainda que diferenciado.

Pensemos então, que  existe ainda algum caminho a percorrer! 

Advertisements

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: